Há muito tempo, complexos vitamínicos e minerais, os famosos “de A a Z”, vêm sendo vendidos deliberadamente como suplemento alimentar. Ou seja, se tornou fácil buscar a quantidade diária de micronutrientes nos comprimidos em detrimento da ingestão de uma alimentação balanceada e equilibrada.

No entanto, não existem evidências científicas que fundamentem essa prática em adultos saudáveis, e mais: o excesso dessas vitaminas e minerais pode ser prejudicial à saúde.

Quem tem como hábito uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada, com todos os grupos alimentares, isto é, cereais integrais, carnes, leite e derivados, hortaliças e frutas, possivelmente não terá dificuldades em atingir a quantidade diária de vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo.

Além da escolha dos alimentos, é preciso fazer o correto preparo (ex.: tempo de cozimento, entre outros) e combiná-los adequadamente (ex.: não ingerir lácteos juntamente alimentos ricos em ferro). Caso tenha dúvidas, procure o auxílio de um nutricionista.

Pesquisas feitas nos EUA mostram que a utilização de complexos vitamínicos e minerais não previne doenças crônicas, como doenças cardiovasculares ou câncer e, assim, seu uso não se justifica e deve ser evitado.

Os autores dessas pesquisas acompanharam outros 5.497 homens com mais de 65 anos, entregando complexos de vitaminas e minerais para um grupo, e comprimidos de efeito placebo para outro.

Não há dados que comprovem os benefícios da utilização dos complexos vitamínicos em nos idosos em relação à perda cognitiva. Depois, os pesquisadores testaram três complexos multivitamínicos e 24 vitaminas avulsas em mais de 400 mil voluntários saudáveis e, mais uma vez, não tiveram evidências claras de benefícios em relação a doenças crônicas.

A indústria farmacêutica dos EUA lucrou, apenas em 2010, US$ 28 bilhões de dólares com a venda de complexos multivitamínicos e minerais que não podem ser considerados úteis ao organismo, nem mesmo benéficos. E, mesmo assim, o uso de suplementos alimentares continua crescendo de forma desenfreada, tanto no Brasil quanto em outros países.

A conclusão é simples:

Se você tiver, diariamente, uma alimentação variada e equilibrada, manterá a saúde em dia e ainda economizará bastante no fim do mês. Lembre-se de que complexo de vitaminas e minerais só deve ser utilizado quando prescrito por um profissional especializado, que irá lhe monitorar e avaliar o custo-benefício do seu uso.

 

Eduardo Noboyuki Usuy Jr.

Gastroenterologia CRM 9541 / RQE 6057

Endoscopia CRM 9541 / RQE 7515