O exame de colonoscopia é fundamental para a prevenção do câncer de intestino. Normalmente é indicado para pessoas acima de 50 anos ou quando o médico identifica situações que podem exigir o procedimento, como sangramento pelas fezes, alteração do hábito intestinal, entre outros fatores.

 

Como é feito o exame?

A colonoscopia é feita por meio de um aparelho chamado colonoscópio, um tubo fino e flexível que permite visualizar toda a região do intestino grosso e final do intestino delgado. O objetivo é avaliar a parte interna do intestino e procurar pólipos, que são pequenas verrugas que podem aparecer no órgão. Se os pólipos são encontrados, o médico já pode fazer a remoção que é rápida e indolor, afinal, o paciente permanece sedado durante todo o procedimento. A retirada dessas lesões é fundamental para a prevenção do câncer do intestino.

 

A preparação para a colonoscopia

O paciente precisa se preparar alguns dias antes para realizar o exame de colonoscopia. Esse procedimento exige que o intestino esteja completamente limpo. Para isso, são indicados pelo médico laxantes que provocam diarreia, além de uma alimentação controlada e mais leve.

Para a realização da colonoscopia é necessário sedar o paciente. O exame dura entre 30 e 40 minutos e, logo depois a pessoa acorda e normalmente não sente nenhum desconforto. A alta acontece no mesmo dia, sem nenhum cuidado especial, apenas a orientação de uma alimentação mais leve.

 

colonoscopia