Project Description

Colonoscopia

O que é?

A colonoscopia é o exame endoscópico do intestino grosso e da porção distal do íleo (parte final do intestino delgado). É realizado principalmente para detecção de problemas do intestino, como câncer e doenças inflamatórias.

Por que é solicitado?

Costuma ser indicado para investigar alteração de frequência/consistência das fezes, sangramento pelo ânus, sangue oculto nas fezes, dores abdominais de origem incerta além disso, é eficiente para diagnosticar colite, câncer do intestino grosso e acompanhamento de pacientes que removeram pólipos anteriormente.

Procedimento

A colonoscopia é realizada com o uso do colonoscópio, um tubo flexível equipado de luz e câmera que transmite as imagens diretamente para um monitor, operado por médico especialista. É um procedimento indolor, feito sob sedação, com duração média de 45 minutos.

Recomendações

A preparação para o exame exige dieta específica nos dias anteriores e uso de laxantes, pois é fundamental o esvaziamento do intestino.

O uso de algumas medicações, como ácido acetilsalicílico e anticoagulantes deve ser descontinuado, conforme a orientação do médico solicitante do exame.