Qual é a melhor dieta para emagrecer? Por que preciso ir a um nutricionista? Como fazer uma reeducação alimentar? Para saber se a dieta alimentar está equilibrada, utiliza-se a pirâmide alimentar, que é a representação gráfica, pois orienta de forma clara o consumo de todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais), influenciando a saúde e o bem-estar.

A base de uma dieta equilibrada

A base da alimentação equilibrada e saudável deve conter, diariamente, alimentos naturais de várias fontes, como hortaliças, legumes, frutas, cereais, grãos (feijão, lentilha, por exemplo), carnes, peixes, ovos, leite etc.

Sempre que possível, o preparo dos alimentos deve ser caseiro, pois os produtos prontos para o consumo (industrializados) geralmente possuem alto teor de gorduras, açúcares ou sal, e muitas vezes são carentes de nutrientes, podendo originar doenças como obesidade, hipertensão e diabetes.

A melhor dieta para emagrecer é manter uma alimentação equilibrada, preservando os grupos alimentares e modificando gradativamente os hábitos e o estilo de vida, a fim de manter a saúde e bem-estar.

Dietas radicais não funcionam por muito tempo e são, na maior parte das vezes, pobres em nutrientes, podendo trazer desequilíbrios nutricionais ao organismo.

Durante o processo de emagrecimento, é imprescindível o acompanhamento do nutricionista, que é o profissional habilitado para orientar e elaborar a prescrição dietética, com base no diagnóstico nutricional, bem como acompanhar a reeducação alimentar até atingir o peso desejado e mantê-lo. Veja dicas de como manter o peso.

Maria do Carmo Martins
Nutrição
CRN 10 0803