Shogatsu ou Oshogatsu, como é chamado o Ano-Novo no Japão, é a data mais importante para os japoneses. Ao contrário do Ocidente, na terra do sol nascente, a chegada do ano não é comemorada apenas por uma noite, os japoneses fazem enfeites, comidas e uma série de rituais – que duram até meados de janeiro – para atrair boa sorte.

A preparação começa alguns dias antes, com um ritual de limpeza das casas, empresas etc., para deixar as sujeiras do ano velho para trás e começar o novo ano limpo e leve, abrindo espaço para as boas energias fluírem. Nesse momento, os japoneses também enfeitam as casas com símbolos que acreditam trazer saúde, harmonia e paz na família e para os amigos, além de prosperidade financeira.

kadomatsu-arte-jpg

Um dos adornos mais tradicionais é o Kadomatsu, feito com ramos de pinheiro, símbolo de longevidade, bambu, representando persistência, e galhos de ameixeira, que traz prosperidade. Esse arranjo invoca a divindade – toshigami – dos agricultores e da agricultura, por isso, é sinônimo de bonança e bons frutos em casa e na vida profissional.

Os bambus devem ser amarrados em três alturas diferentes: o mais alto representa o céu; os outros dois simbolizam a humanidade e a terra. E todos os elementos devem ser amarrados por duas cordas recém-trançadas, remetendo ao masculino e ao feminino.

O ritual

Os Kadomatsu enfeitam casas, lojas, empresas, shoppings e até ruas do final do ano até o dia 15 de janeiro, quando devem ser levados a um templo, onde serão queimados em uma cerimônia para acalmar e liberar as divindades.

 

shimenawa-arte-jpg

Outro talismã bastante usado pelos japoneses, o Shimenawa é feito com grossas cordas de palha amarradas em nós entrelaçados com tiras de papel branco. Também são amarrados: um cacho de laranja, algas marinhas e folhas de samambaia. Esse amuleto é posto nos portões das casas, empresas e templos, e em torno de árvores e pedras, e serve para purificar os ambientes, afastar maus espíritos e atrair os bons.

 

post-anonovo-japones-outrosrituais

Uma série de eventos, festas e rituais marcam o Shogatsu, e todos visam atrair boas energias para o ano que começa, cultuando deuses da prosperidade, da harmonia, da saúde e do amor, deixando para trás tudo que for ruim e nocivo. Nessas ocasiões, as famílias e os amigos costumam estar presentes.

Conheça alguns:

 

Kagami Biraki

Dois bolinhos de arroz (um maior e outro menor, que deve ser colocado dobre o primeiro), chamados Kagami Mochi, são feitos antes da virada do ano e devem permanecer sobrepostos até o dia 11 de janeiro, quando são despedaçados (com as mãos ou com ouso de um martelo de madeira) e servidos com uma sopa. Essa cerimônia traz prosperidade e felicidade.

 

Bonenkai e Shinenkai

Mesmo sendo mais reservados que os ocidentais, os japoneses prezam muito as confraternizações com colegas e amigos, por isso os Bonenkai (que ocorrem em dezembro) e os Shinekai (logo após a virada do ano) são tão importantes, pois são encontros feitos entre amigos para resolver os problemas e deixar os rancores e mágoas no passado.

 

Namahage

Encerrando as comemorações de ano-novo, homens se fantasiam de Oni (demônio) e entram nas casas fazendo bagunça e brincando com os moradores. Receber a visita desses demônios representa boa sorte e felicidade.

 

Seguindo as tradições japonesas ou as ocidentais, a equipe da Clínica Usuy deseja a todos que 2017 seja repleto de harmonia, prosperidade, saúde e paz!